top of page

Sobre

      O Maracatu Nação Pé de Elefante é um maracatu de baque virado genuíno da Paraíba, fundado em 03 de maio de 2008 no bairro de Mangabeira, zona sul de João Pessoa em frente a casa de Fernando Trajano, idealizador e fundador do grupo juntamente com amigos da época.  

      Batizado em 19 de novembro de 2010 na Praça Vidal Negreiros, conhecida como Ponto de Cem Réis, com apoio da FUNJOPE e o então secretário, Chico César, o grupo assumiu publicamente a responsabilidade do título de Nação de Maracatu, com a presença do Padrinho Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife.

     Desde a sua fundação são diversos trabalhos sociais realizados e em andamento através da oferta de oficinas gratuitas de Percussão e Dança de Maracatu, Confecção e Manutenção de Instrumentos Percussivos, Corte e Costura e outras, que buscam capacitar e profissionalizar seus participantes, além de promover o convívio social e a formação de vínculos entre pessoas de diferentes classes sociais, religiões, orientações sexuais, formações e naturalidades.

     Assim o Pé de Elefante vem se consolidando como importante agente na valorização, pertencimento e reconhecimento da Cultura Afro-brasileira e Indígena local, bem como no combate ao preconceito e à intolerância religiosa, através da informação e vivência.

     Pioneiro no movimento de retomada da tradição do Maracatu de Baque Virado na cidade e no estado, após um longo período de apagamento e repressão, a missão do Pé de Elefante envolve não somente a esfera cultural, mas também social e religiosa. Além das oficinas, também são realizados cortejos, palestras, participações em eventos, ações sociais, apresentações e eventos independentes como o Mês das Mulheres, o São João e o Novembro Negro, além do Carnaval e Aniversário do Pé de Elefante.

     Também faz parte do calendário de atividades do grupo a agenda das casas Ilê Axé Xangô Ogodô, Casa do Catimbó, filhos da Jurema Sagrada, suas ramificações e do movimento liderado pelo sacerdote e rei do Pé de Elefante, Pai Beto de Xangô, conhecido como o Guardião da Jurema Sagrada, responsável pelo tombamento de terras sagradas na cidade de Alhandra/PB.

Release e Fotos

Clipping

Transparência

Estatuto Social

bottom of page