Carnaval 2025: Nação faz cortejo nas Muriçocas do Miramar
- Maria Isabel
- 26 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mai.
Segundo ano consecutivo da Nação Pé de Elefante no Muriçocas do Miramar, tradicional bloco pessoense conduzido por Mestre Fuba.

O Bloco Muriçocas do Miramar, fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar em João Pessoa, Paraíba, é uma das maiores manifestações culturais do pré-carnaval paraibano. Sua origem se deu em uma celebração íntima, no aniversário de 7 anos de Thiago Gualberto, filho de Antônio Gualberto e Vitória Lima. Logo, o que era uma brincadeira tomou ainda mais forma, quando o casal se juntou aos amigos Fuba, Bob Zaccara e Roberto Zagre.
Desde então, o bloco é puxado por Mestre Fuba. Até hoje, a tradicional queima de fogos de artifício anunciam a saída oficial do bloco Muriçocas do Miramar, pontualmente às 21h30, na Epitácio Pessoa, em direção à orla. Os fogos inauguram o cortejo avisando ao Mestre Fuba, já no trio, que o bloco vai sair e que a festa vai começar.
Antes desse momento, os grupos culturais saem em cortejo, percorrendo o mesmo trajeto. Este ano, todos os grupos percursivos e de maracatu de João Pessoa saíram juntos nas Muriçocas do Miramar, exatamente nesta ordem: Baque Mulher (20h50), Baque de Raiz (21h00), Quilombo Nagô (21h10), Nação Pé de Elefante (21h20), Maracastelo (21h30) e As Calungas (21h40).
Fechando os grupos culturais, a presença do Boi da Macuca, de Pernambuco, reforçou o compromisso do bloco com a diversidade cultural. Em seguida, a programação contou com mais de dez atrações musicais distribuídas em seis trios elétricos, incluindo artistas como Nattan, Fuba, Juzé, Capilé e o Trio Maravilha, composto por Sandra Belê, Thaíse Porto, Ana Regina Limeira e Val Donato.
Nação em festa na Epitácio Pessoa, em mais uma quarta-feira de fogo
O Maracatu Nação Pé de Elefante participou pelo segundo ano consecutivo do desfile das Muriçocas do Miramar. Em anos anteriores, o grupo já havia marcado presença no evento, contribuindo para a riqueza cultural da festividade, mas desde 2024 vem compondo a programação de cultura popular do bloco.
Neste ano, o Maracatu Nação Pé de Elefante desfilou com aproximadamente 30 batuqueiros e sua corte bem recheada, encantando o público presente. A ordem das apresentações dos grupos de maracatu foi cuidadosamente organizada, proporcionando uma experiência imersiva e diversificada aos foliões.
Expressamos nossa profunda gratidão aos principais organizadores do Bloco Muriçocas do Miramar, incluindo Valeska Asfora, Antonio Gualberto, Mestre Fuba, Thaís Gualberto e todos os envolvidos na realização deste grandioso evento.
A dedicação e empenho de cada um foram fundamentais para o sucesso do desfile e para a promoção da cultura popular paraibana.






































Comentários