Maracatu Nação Pé de Elefante celebra o Dia das Crianças com tradição e alegria no Porto do Capim
- Maria Isabel
- 30 de out. de 2024
- 3 min de leitura

No último sábado, dia 26 de outubro, o Maracatu Nação Pé de Elefante realizou uma ação marcante em comemoração ao Dia das Crianças com a comunidade do Porto do Capim. Dividida entre as iniciativas de arrecadação e o dia da celebração, a Nação uniu esforços para proporcionar às crianças uma festa repleta de alegria, cultura e carinho.
Ações de arrecadação e mobilização emocionaram toda a comunidade
Para arrecadar brinquedos, livros, histórias em quadrinhos e itens para os saquinhos surpresa, a Nação organizou várias iniciativas.
Uma das mais impactantes ocorreu no dia 18 de outubro, no evento “Histórias de Menino de Engenho”, concerto infantil baseado na obra de José Lins do Rego, apresentado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba. Com entrada gratuita e realizado no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, o concerto incluiu uma contação de histórias com bonecos para divertir crianças e adultos. Em uma parceria generosa com a produção do evento, conseguimos um espaço exclusivo na entrada do teatro para receber doações voluntárias, de forma que todos que chegavam podiam contribuir espontaneamente com a ação.
O sucesso foi tanto que, além dos mais de 100 itens arrecadados — incluindo brinquedos, livros e HQs —, muitas famílias, tocadas pela causa, optaram por fazer uma contribuição via pix para o Maracatu Nação Pé de Elefante.

Nossos batuqueiros e integrantes Darlanne Pimenta, Kaeliny Costa, Edeuza Mola e Marcelo Otávio na recepção do Teatro Paulo Pontes, recebendo as doações para o Dia das Crianças do Porto do Capim.
Além deste evento, a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista e o Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena abraçaram a causa e ofereceram seus espaços para recolher mais doações. O Sebo Cultural, representado por Ítalo Juan e em parceria com Eriberto Coelho, também contribuiu com uma generosa doação de livros e materiais de literatura.
Além disso, a própria comunidade do Maracatu Nação Pé de Elefante se uniu em uma rede de solidariedade e apoio, mobilizando doações financeiras e materiais para garantir que cada criança do Porto do Capim pudesse receber um presente e um saquinho recheado de boas surpresas. Todo o envolvimento das pessoas com a iniciativa da Nação nos emocionou por demonstrar a riqueza e o impacto dessa ação coletiva!

Dia de celebração, diversão e cultura para as crianças do Porto do Capim
No dia 26 de outubro, o evento começou na sede do Maracatu Nação Pé de Elefante, no Varadouro, vizinha ao Porto do Capim, com uma programação que fez o coração da criançada pulsar de alegria. Uma tarde incrível que passamos juntos começou com o cortejo pela comunidade, no qual a Trovoada, composta pelos seus batuqueiros e os oficinandos, percorreu as ruas ecoando o maracatu de baque virado, em um espetáculo ao ar livre de tradição, cultura popular e alegria. Durante o trajeto no Porto do Capim, a nossa querida oficinanda Erica Modesto divertiu as crianças com sua perna de pau e pandeiro.
De volta a sede tivemos Contação de Histórias — com a bibliotecária e batuqueira Edeuza Mola, que encantou as crianças com histórias interativas e lúdicas, fazendo o imaginário infantil voar alto — e Brincadeiras da Infância com os batuqueiros da Nação conduzindo brincadeiras clássicas para proporcionar ainda mais diversão e muita risada a todos os presentes. Ao final foram distribuídos os presentes, livros, HQs, as sacolinhas e comidinhas deliciosas como pipoca, bolos, sucos e outras guloseimas para todos os presentes, crianças e pais. Ao todo, cerca de 50 crianças participaram das atividades.
Nossa Nação celebra os Erês e compartilha com a comunidade a responsabilidade que temos com as crianças
O Dia das Crianças do Maracatu Nação Pé de Elefante foi um exemplo vibrante de força da nossa comunidade, em que tradição, solidariedade e cultura popular se uniram para oferecer um dia especial às crianças. Com o coração no ritmo forte da nossa Trovoada, o Pé de Elefante reafirma seu compromisso com a comunidade e com a preservação de uma tradição que passa de geração em geração, enchendo de esperança o futuro das nossas crianças.
























Comentários