Maracatu Nação Pé de Elefante no 7º Encontro Nacional Baque Mulher
- Maria Isabel
- 19 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Maracatu Nação Pé de Elefante se une ao Baque Mulher no 7º Encontro Nacional, celebrado em João Pessoa, para ecoar a tradição, a cultura popular e a força das mulheres na percussão e na luta por igualdade.
Apresentação e cortejo da Nação Pé de Elefante, de João Pessoa, no 7º Encontro Nacional Baque Mulher.
Entre os dias 9 e 11 de novembro, João Pessoa sediou o 7º Encontro Nacional Baque Mulher, reunindo mulheres de diferentes estados brasileiros e de Lisboa para celebrar o maracatu e fortalecer a luta feminista.
Nossa Nação Pé de Elefante teve a honra de integrar a programação do Encontro. Convidados pela coordenação do Baque Mulher João Pessoa, responsável por sediar e organizar o evento neste ano, nosso Mestre Fernando Trajano, corte e trovoada celebraram a força do Movimento Feministas do Baque Virado.
A apresentação e o cortejo do Maracatu Nação Pé de Elefante aconteceu no domingo, dia que a coordenação do Encontro reservou à programação aberta ao público. Neste dia, o evento aconteceu nas praças São Frei Pedro Gonçalves e Antenor Navarro, ambas no Varadouro, Centro Histórico de João Pessoa.
Baque Mulher, Mestra Joana Cavalcante e o protagonismo feminino
O Baque Mulher nasceu do desejo de dar voz e visibilidade às mulheres no universo do maracatu, um ambiente tradicionalmente masculino. Criado em Recife por Joana D’Arc da Silva Cavalcante, a primeira mulher Mestra de maracatu do Brasil, o movimento é uma expressão da luta feminista e da resistência cultural.
Mestra Joana, que vem da Nação Encanto do Pina, com sede no Ylé de Oxum Deym, terreiro de mãe Maria da Quixadá, inspirou a criação de grupos em várias cidades brasileiras, promovendo não apenas a celebração da cultura afro-brasileira, mas também o empoderamento feminino. Sua liderança e presença no Encontro reforçam o propósito de autonomia e força das mulheres no maracatu.

Mestra Joana Cavalcante no 7º Encontro Nacional Baque Mulher.
Em sintonia com a luta das mulheres no maracatu, o Maracatu Nação Pé de Elefante promove a inclusão e empoderamento feminino. Com a sua iniciativa As Mulheres dessa Nação, organiza regularmente encontros, oficinas e apresentações feitas exclusivamente pelas e para as batuqueiras e dançarinas da corte do Pé de Elefante, com o objetivo de fortalecer ainda mais a presença feminina dentro da nossa tradição cultural.
Encontros nacionais do Baque Mulher
Os Encontros Nacionais do Baque Mulher são realizados anualmente. A cada ano, uma nova cidade anfitriã recebe integrantes de diferentes regiões e até de outros países.
Desta vez foi a vez de João Pessoa sediar o evento. Ano passado foi Recife e, ano que vem, o 8º Encontro fará morada em Campinas, interior de São Paulo.
Nossa Nação parabeniza e agradece a coordenação do Baque Mulher João Pessoa, representada pela coordenadora e regente Aniely Mirtes. O evento foi conduzido com extrema dedicação, cuidado e organização, criando um ambiente acolhedor e inspirador para as mulheres e todos que prestigiaram este grande acontecimento.

Batuqueiras do Baque Mulher de todo o Brasil e Lisboa, reunidas em frente à igreja São Frei Pedro Gonçalves, após apresentação no 7º Encontro Nacional Baque Mulher.
O 7º Encontro Nacional Baque Mulher reuniu aproximadamente 200 mulheres, incluindo representantes de Lisboa, que ficaram alojadas na Escola Municipal Frei Afonso, no bairro Roger, próximo ao Centro Histórico. A programação incluiu oficinas exclusivas, rodas de conversa e ensaios sob a orientação da Mestra Joana, um momento de aprendizado e conexão fundamental para as mulheres do movimento. A cada edição, o Encontro fortalece a rede e a tradição do maracatu feminino.

Ensaio geral das mulheres do Movimento Feministas do Baque Virado - Baque Mulher - com a idealizadora e Mestra Joana Cavalcante, na EMEF Frei Afonso, local do 7º Encontro Nacional Baque Mulher.
A união entre Nações e Baque Mulher
A apresentação do Maracatu Nação Pé de Elefante no Encontro Nacional Baque Mulher representou mais que uma exibição cultural, foi mais um símbolo de parceria e fortalecimento do maracatu paraibano. A aliança entre o Baque Mulher João Pessoa e a Nação Pé de Elefante reflete o compromisso com a preservação das raízes afro-brasileiras e o respeito às tradições, em um contexto de colaboração sem rivalidades. Ao atuar em conjunto, o Movimento Feministas do Baque Virado - Baque Mulher e o Maracatu Nação Pé de Elefante ecoam uma voz conjunta de cultura, ancestralidade e resistência, promovendo o maracatu como símbolo de identidade e união cultural na Paraíba.












Comentários