top of page

Maracatu Nação Pé de Elefante no 7º Encontro Nacional Baque Mulher

Maracatu Nação Pé de Elefante se une ao Baque Mulher no 7º Encontro Nacional, celebrado em João Pessoa, para ecoar a tradição, a cultura popular e a força das mulheres na percussão e na luta por igualdade.


Apresentação e cortejo da Nação Pé de Elefante, de João Pessoa, no 7º Encontro Nacional Baque Mulher.


Entre os dias 9 e 11 de novembro, João Pessoa sediou o 7º Encontro Nacional Baque Mulher, reunindo mulheres de diferentes estados brasileiros e de Lisboa para celebrar o maracatu e fortalecer a luta feminista.

Nossa Nação Pé de Elefante teve a honra de integrar a programação do Encontro. Convidados pela coordenação do Baque Mulher João Pessoa, responsável por sediar e organizar o evento neste ano, nosso Mestre Fernando Trajano, corte e trovoada celebraram a força do Movimento Feministas do Baque Virado.

A apresentação e o cortejo do Maracatu Nação Pé de Elefante aconteceu no domingo, dia que a coordenação do Encontro reservou à programação aberta ao público. Neste dia, o evento aconteceu nas praças São Frei Pedro Gonçalves e Antenor Navarro, ambas no Varadouro, Centro Histórico de João Pessoa.


Baque Mulher, Mestra Joana Cavalcante e o protagonismo feminino

O Baque Mulher nasceu do desejo de dar voz e visibilidade às mulheres no universo do maracatu, um ambiente tradicionalmente masculino. Criado em Recife por Joana D’Arc da Silva Cavalcante, a primeira mulher Mestra de maracatu do Brasil, o movimento é uma expressão da luta feminista e da resistência cultural.

Mestra Joana, que vem da Nação Encanto do Pina, com sede no Ylé de Oxum Deym, terreiro de mãe Maria da Quixadá, inspirou a criação de grupos em várias cidades brasileiras, promovendo não apenas a celebração da cultura afro-brasileira, mas também o empoderamento feminino. Sua liderança e presença no Encontro reforçam o propósito de autonomia e força das mulheres no maracatu.


ree

Mestra Joana Cavalcante no 7º Encontro Nacional Baque Mulher.


Em sintonia com a luta das mulheres no maracatu, o Maracatu Nação Pé de Elefante promove a inclusão e empoderamento feminino. Com a sua iniciativa As Mulheres dessa Nação, organiza regularmente encontros, oficinas e apresentações feitas exclusivamente pelas e para as batuqueiras e dançarinas da corte do Pé de Elefante, com o objetivo de fortalecer ainda mais a presença feminina dentro da nossa tradição cultural.


Encontros nacionais do Baque Mulher

Os Encontros Nacionais do Baque Mulher são realizados anualmente. A cada ano, uma nova cidade anfitriã recebe integrantes de diferentes regiões e até de outros países.

Desta vez foi a vez de João Pessoa sediar o evento. Ano passado foi Recife e, ano que vem, o 8º Encontro fará morada em Campinas, interior de São Paulo.

Nossa Nação parabeniza e agradece a coordenação do Baque Mulher João Pessoa, representada pela coordenadora e regente Aniely Mirtes. O evento foi conduzido com extrema dedicação, cuidado e organização, criando um ambiente acolhedor e inspirador para as mulheres e todos que prestigiaram este grande acontecimento.


ree

Batuqueiras do Baque Mulher de todo o Brasil e Lisboa, reunidas em frente à igreja São Frei Pedro Gonçalves, após apresentação no 7º Encontro Nacional Baque Mulher. 


O 7º Encontro Nacional Baque Mulher reuniu aproximadamente 200 mulheres, incluindo representantes de Lisboa, que ficaram alojadas na Escola Municipal Frei Afonso, no bairro Roger, próximo ao Centro Histórico. A programação incluiu oficinas exclusivas, rodas de conversa e ensaios sob a orientação da Mestra Joana, um momento de aprendizado e conexão fundamental para as mulheres do movimento. A cada edição, o Encontro fortalece a rede e a tradição do maracatu feminino.


ree

Ensaio geral das mulheres do Movimento Feministas do Baque Virado - Baque Mulher - com a idealizadora e Mestra Joana Cavalcante, na EMEF Frei Afonso, local do 7º Encontro Nacional Baque Mulher.


A união entre Nações e Baque Mulher

A apresentação do Maracatu Nação Pé de Elefante no Encontro Nacional Baque Mulher representou mais que uma exibição cultural, foi mais um símbolo de parceria e fortalecimento do maracatu paraibano. A aliança entre o Baque Mulher João Pessoa e a Nação Pé de Elefante reflete o compromisso com a preservação das raízes afro-brasileiras e o respeito às tradições, em um contexto de colaboração sem rivalidades. Ao atuar em conjunto, o Movimento Feministas do Baque Virado - Baque Mulher e o Maracatu Nação Pé de Elefante ecoam uma voz conjunta de cultura, ancestralidade e resistência, promovendo o maracatu como símbolo de identidade e união cultural na Paraíba.


 
 
 

Comentários


bottom of page