Retrospectiva do Carnaval da Nação com tudo que temos direito!
- Maria Isabel
- 3 de jun.
- 6 min de leitura
Atualizado: 10 de jun.
Neste artigo você vai acompanhar toda a jornada da Nação Pé de Elefante nas prévias e no Carnaval de 2025, com muitas apresentações, cortejos e alegria para todo o povo.

Sabemos que o Carnaval mesmo começa bem antes do ano começar, com os preparativos, confecção de novos figurinos, adereços, estandartes, ensaios e ornamentações que nada mais são que motivos para manter a Nação cada vez mais unida.
Este ano, as expectativas estavam lá em cima. Com a entrada oficial dos grupos de maracatu no Carnaval Tradição da cidade, permitindo que todos desfilassem na Duarte da Silveira, e a união do Pé de Elefante com agremiações carnavalescas, como a Escola de Samba Unidos do Roger, o Carnaval foi um verdadeiro momento de renovação de energias e da nossa fé.
Além do desfile na Duarte da Silveira, a luta dos grupos de maracatu por maior representatividade no Carnaval Tradição de João Pessoa, rendeu a garantia de participações na programação do Folia de Rua e no Bloco Muriçocas do Miramar.
Acompanhe a seguir toda a programação carnavalesca que aconteceu em 2025 graças à luta pela cultura popular, tradição e ancestralidade que regem a nossa Nação.
Saída das Calungas
No dia 19 de fevereiro, as Calungas do Maracatu Nação Pé de Elefante, Maria do Acais, Maria do Peixe e Maria Padilha, deixaram seu lugar sagrado na Festa em Homenagem a Exu Caveira, realizada na Casa do Catimbó, de Pai Beto de Xangô, guardião da Jurema Santa e Sagrada.
Oh Maria do Acais, por ela posso chamar
Pra nos dar a proteção e a toda essa Nação!
Oh Maria do Peixe, por ela posso chamar
Pra nos dar a proteção e a toda essa Nação!
E o Mestre Zé da Barruada,
Estremece toda a trovoada!
Com a força de seus nomes e histórias, seguiram à frente da Nação, carregando o axé e a proteção dos encantados. Após a saída, os tambores ressoaram na Casa com a potência do Maracatu, celebrando a caminhada das Calungas sob a bênção de Exu Caveira.
As Calungas são guardiãs da ancestralidade no Maracatu e carregam a força espiritual que protege e guia o cortejo. Consagradas e preservadas com zelo, elas só saem em momentos de grande importância. Conduzidas pelas Damas do Paço, reafirmam a conexão entre o sagrado, a tradição e os encantados.
Carnaval Tradição
Neste ano, A Nação Pé de Elefante desfilou na Duarte da Silveira na segunda-feira, dia 3 de março. Logo em seguida, o grupo de maracatu Baque Mulher João Pessoa, também de baque virado, fez seu cortejo na avenida.
Os grupos têm 20 minutos na Duarte da Silveira. Esse ano, os maracatus foram incluídos no Carnaval Tradição na categoria “Convidado”, ou seja, não competindo entre si, diferente do que acontece com as Escolas de Samba e A La Ursa por exemplo.
Bloco Semeando Cultura Viva
Bloco autoral e independente de João Pessoa, nascido no Pé de Elefante e em Mangabeira, com prévia na Vila Sanhauá, ensaios coletivos e cortejo no Cidade Verde. Esse ano, chegamos a sua 8º edição.
Prévia do Semeando Cultura Viva
A prévia do bloco Semeando Cultura Viva 2025 foi um verdadeiro espetáculo de alegria, ancestralidade e resistência. Com muita música, dança e celebração, o evento reuniu artistas e foliões em uma grande manifestação cultural, reafirmando a força das tradições populares no Carnaval.
Ensaio coletivo com o maracatu Baque de Raiz no MUPAI
O esquenta para o Bloco Semeando Cultura Viva reuniu muita energia, ritmo e ancestralidade no Mupai. No dia 16 de fevereiro, o Maracatu Nação Pé de Elefante e o Maracatu Baque de Raiz fizeram um ensaio coletivo poderoso, preparando a corte e afinando os tambores para o grande desfile no Carnaval Tradição de João Pessoa. Foi um momento de exaltação do maracatu paraibano, celebração e resistência da cultura afro-brasileira.
Cortejo em Mangabeira e festa no MUPAI
Na terça-feira de Carnaval, o bloco Semeando Cultura Viva tomou as ruas de Mangabeira em um cortejo vibrante de tradição e resistência. Com baque virado, dança e a presença marcante das Calungas, a celebração percorreu o bairro Cidade Verde até o Mupai, onde a festa seguiu com muita música, feijoada e apresentações que exaltaram a cultura popular.
Carnaval da Escola Municipal Índio Piragibe
Os estudantes das turmas iniciais da Escola Municipal Índio Piragibe também entraram na folia e botaram seu bloco na quadra, com estandarte e muita animação. Para deixar a festa ainda mais especial, a Nação Pé de Elefante encantou as crianças com uma vibrante apresentação de maracatu de baque virado.
O evento aconteceu no dia 28 de fevereiro, e os batuqueiros foram cercados por pequenos foliões cheios de energia, quem sabe futuros batuqueirinhos! Foi um dia de alegria, tradição e muito axé para os erês!
Folia de Rua e Via Folia
Em 2025, o Carnaval de João Pessoa começou no dia 22 de fevereiro e só foi terminar no dia 2 de março, com uma programação repleta de atrações da cultura popular, grandes artistas paraibanos e do Brasil inteiro.
A participação da Nação nas prévias já começou na festa de divulgação das atrações, que aconteceu no dia 22 de janeiro, no Miramar. Lá, nossos batuqueiros já colocaram a mão nos tambores para ecoar a energia do que viria a ser a nossa grande festa de Carnaval.
A programação do Carnaval pessoense se dividiu em dois grandes grupos: o Folia de Rua, englobando as prévias e os blocos dos dias de Carnaval; e o Via Folia, famoso percurso da Epitácio Pessoa que recebe milhares de foliões nos dias que antecedem a festa carnavalesca.
Abertura do Folia de Rua
Foi na General Osório, no Centro da cidade, que vimos nosso maracatu vibrar! Ao lado de outros grupos percursivos, a Nação se apresentou na abertura do Folia de Rua, cujas atrações envolviam nomes como Elba Ramalho e Cátia de França. Uma verdadeira festa para começar o Carnaval com o pé direito.
Via Folia: Muriçocas do Miramar
“Quarta-feira de fogo, é quarta-feira de fogo, é fogo meu bem!”, um trecho da música de Mestre Eduardo Fuba, escritor, cantor e produtor cultural pessoense, para expressar a emoção que foi descer a Avenida Epitácio Pessoa no dia 26 de fevereiro, no Bloco Muriçocas do Miramar.

Bloco Cafuçu
Todos os foliões muito bem vestidos, mas da forma mais irreverente possível. Esse é o bloco Cafuçu! E a Nação Pé de Elefante fez parte dessa grande festa, levando o maracatu de baque virado para aqueles que valorizam a cultura popular e não deixam de lado a alegria de dançar até cansar. O bloco, que é tradicional no Carnaval pessoense, aconteceu no dia 28 de fevereiro com percurso que compreende a Praça Rio Branco, Dom Adauto e Avenida General Osório.
Bloco E Tome Ladeira
Espaço onde a potência de diversas expressões culturais afro-indígenas encontram seu lugar no Carnaval, o bloco E Tome Ladeira é um dos mais esperados e tradicionais do Centro Histórico de João Pessoa.
A potência dos tambores marcou presença não só pela Nação Pé de Elefante, mas também com o Baque de Raiz, axé ao maracatu paraibano que fez história neste Carnaval! E Tome Ladeira acontece na Avenida General Osório; em 2025 a folia foi no dia 2 de março.
Em uma programação repleta de acolhimento, transformação, carinho e evolução, a Nação se uniu para realizar mais um Carnaval nessa trajetória de quase 17 anos de história.
Eu digo adeus, meu amor.
Eu digo adeus, minha flor.
Eu digo adeus
Pras ondas do mar eu vou.
Assim, nos despedimos do Carnaval de 2025 e agradecemos a todos os mestres encantados, em especial Mestre Zé da Barruada, e a todas as Calungas que nos protegeram durante as festas carnavalescas.
Estar nas ruas, entre a multidão, é uma das nossas maiores paixões, mas é também o momento que mais precisamos da força daqueles que cuidam e zelam por nós, pela preservação da tradição e pela ancestralidade presente em todos os grupos de maracatu pessoenses.
Até o Carnaval de 2026!






































































Comentários